É comum o questionamento sobre o que é, de fato, a psicologia perinatal. Apesar de ser uma área muito necessária na saúde da mulher, ainda existem muitas dúvidas do público em geral, e até mesmo das psicólogas e acadêmicas de psicologia, em especial, por não estar na grade da maioria dos cursos de psicologia.
A psicologia perinatal é a área da psicologia (ciência do comportamento e saúde mental) que estuda as mudanças no ciclo gravídico-puerperal, e todo seu entorno. Vou deixar isso de uma maneira mais didática e de fácil entendimento durante esse texto.
Tudo o que é relacionado à saúde mental e suas ramificações durante o período que chamamos de perinatal, é estudado por essa área. Mas quais são esses períodos?
Primeiro, pensa comigo: Perinatal significa ao entorno do nascimento (natalidade), então isso inclui desde os processos de tentativas de gestar ou infertilidade, saúde sexual, gestação, parto, puerpério, casos de luto por aborto (espontâneo ou provocado), morte neonatal, UTI neo, e o que mais vier nesse período. Ficou mais claro? Estudamos e atuamos com a saúde mental em qualquer fenômeno envolvendo o entorno do nascer.
Na psicologia perinatal nós cuidamos não só das mulheres, mas do alicerce familiar.
Precisamos compreender que nosso papel é amplo, temos muitas possibilidades e, por isso, podemos nos perder no meio do caminho. Nossa atuação é fundamental, baseada em estudos recentes que mostram uma maior vulnerabilidade da mulher quanto à sua saúde mental nesse período perinatal, além de como pode repercutir positivamente ou negativamente esses primeiros anos de vida do bebê, no seu futuro adulto.
Nosso papel vai desde psicoeducar, acolher as demandas, dar assistência psicológica, trabalhar as questões emocionais que emergem no ciclo gravídico-puerperal, ajuda-los a compreenderem a fase e tomarem decisões de forma consciente, e também na promoção do vínculo saudável entre todos os envolvidos.
E onde atuamos?
No consultório, no hospital, em clínicas multi e inter, no parto, em postos de saúde, ONG's, e qualquer outro lugar que tenha envolvimento com a saúde da mulher (e/ou da família) no período perinatal.
Essa área é mesmo surpreendente e, caso você queira estudar mais, te convido a acessar minha playlist de aulas abertas sobre a temática no youtube.
Beijooo
Luzia Maia
@cuidandodemamaes
Commentaires