top of page

Sexualidade feminina e crenças.

Oi,


Eu estava atendendo ontem e, como quase sempre, depois do atendimento minha cabeça ferve de conteúdos para trazer aqui para você, pois são temáticas que vejo na prática no consultório, e que sinto que pode contribuir muito com sua atuação. Então, vamos lá!


Sabe que a sexualidade feminina vai muito além do sexo, né? Eu falo disso constantemente nas redes sociais, e continuo batendo nessa tecla, pois vejo o quanto tudo influencia na sexualidade da mulher, e como essa sexualidade influencia na sua saúde (física e mental).


As crenças que foram fortalecidas na infância, quando os pais repetiam frases do tipo: "Isso não é coisa de menina...", ou até mesmo "Tira a mão daí, que isso é sujo."

Os amigos da escola que falavam que "é gordinha demais", ou até mesmo, "olívia palito".

Também temos que olhar para as vivencias sociais, culturais e sexuais dessa mulher, para entender bem como a sexualidade dela tem sido influenciada, e influencia na vida dela.


Sabe de uma coisa? Nós profissionais de saúde as vezes fechamos os olhos para esse tema, como se isso não fosse da nossa competência, mas sexualidade tem tudo a ver com saúde, e quando isso não é olhado, pode ter grandes repercussões.


Você imagina quantos casais se separam por que não estão bem com a vida sexual?

E quantas meninas sofrem de bulimia por não sentirem que são bonitas, e aprender que precisam respeitar o corpo?

Você consegue imaginar quantas mulheres passam a vida tendo relações sexuais sem prazer, por não conhecerem seus corpos, ou mesmo por não saberem que não tem a obrigação de ter uma relação sexual sem vontade (mesmo que casada)?


Me diz aqui o que você pensa sobre tudo isso?


Um beijo, com carinho


Luzia Maia

Komentáře


bottom of page